5 de abril de 2017

Walt Whitman - Leaves of Grass

Primeiro encontro

És tu uma pessoa atraída por mim?

ARE YOU THE NEW PERSON DRAWN TOWARD ME?
A nova pessoa que vem a mim 
é você? 
Ouça um conselho, para começar: 
esteja alerta, sou com certeza bem diferente 
do que imagina
Você imagina encontrar em mim 
seu ideal?
Pensas que é tão fácil ter-me como teu amante?
Pensa que minha amizade 
é fonte de satisfação sem impureza? 
Julga que eu seja fiel e digno de confiança? 
Além desta fachada, 
do meu jeito macio e tolerante, 
você não vê mais nada? 
Acha que vem avançando 
em bases realmente firmes 
na direção de um homem realmente heroico? 
Pela cabeça nunca lhe passou, 
ó sonhadora, 
que tudo isso pode ser maya, ilusão? (p. 63)

Tempos idos

Para ti
TO YOU

Seja você quem for, receio que você esteja 
trilhando as trilhas das ilusões: 
receio que essas supostas realidades 
venham a derreter-se debaixo dos seus pés 
e suas mãos; 
Agora mesmo os teus traços, alegrias, discurso,
casa, negócios, maneiras, problemas, loucuras, trajes,
crimes se dissipam e fogem de ti,
Teus verdadeiros corpo e alma aparecem diante de mim,
Eles se destacam, além dos afazeres, além do comércio,
oficinas, trabalho, fazendas, roupas, a casa, compras,
vendas, refeições, bebidas, sofrimento, morte.
Quem quer que sejas, agora eu imponho as minhas mãos
sobre ti para que sejas meu poema,
Sussurro com meus lábios, próximo ao teu ouvido,
Tenho amado muitas mulheres e homens, mas amo-te mais do que qualquer um.

Ao final

Quem quer que me estejas agora segurando nas mãos
WHOEVER YOU ARE HOLDING ME NOW IN HAND

Seja você quem for 
agora segurando minha mão 
sem uma coisa há de ser tudo inútil 
– é um leal aviso que lhe dou 
antes que continue a me tentar: 
não sou aquele que você imagina, 
mas muito diferente.
Quem é que gostaria 
de vir a ser um seguidor meu? 
Quem é que gostaria de lançar 
sua candidatura ao meu afeto?
O caminho é suspeito, 
o resultado é incerto, destrutivo talvez; 
teriam que abrir mão de tudo mais 
tendo eu a pretensão 
de ser seu padrão único e exclusivo; 
sua iniciação haveria de ser ainda assim 
extensa e fatigante, 
toda a teoria da sua vida passada 
e toda conformidade com as vidas em redor 
precisariam ser abandonadas; 
por isso deixe-me agora 
antes de perturbar-se ainda mais, 
deixe cair sua mão no meu ombro, 
coloque-me de lado e siga seu caminho. (p. 59)


Walt Whitman, Leaves of Grass (Folhas de Relva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário